terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Slumdog Millionaire, o meu filme do ano!

É este! É este o filme do ano! Não tenham qualquer dúvida em relação a isto! Para mim o filme do ano é Slumdog Millionaire! Estou completamente extasiada não encontro palavras para definir o que vi, não me restam quaisquer dúvidas, é este o filme do ano!

Esta tem sido uma época claramente difícil, os filmes vão surgindo uns a seguir aos outros, e a cada um que vou vendo fico mais confusa, acho mesmo que há alguns anos que não via tantos filmes tão bons em tão pouco tempo, e todos do mesmo ano. para provar isto mostro-vos a confusão generalizada para se chegar á conclusão dos prémios a atribuir para, por exemplo, melhor actor masculino, uns preferem este, outros aquele, mas o que ninguém pode dizer é que nenhum merecia, ou melhor, que se qualquer um deles fosse premiado, não seria um justo vencedor, porque seria! O mesmo se tem passado em outras categorias e em quase todos os prémios de cinema mais conceituados que até agora foram entregues, os Bafta, os Globos de ouro, etc. Isto para dizer, que poderiam haver dúvidas mas depois deste filme, se não todas, algumas se deveriam dissipar.


Depois de ver alguns filmes e depois de pensar que já teria encontrado o filme do ano, mas sem certezas, agora sei sem qualquer dúvida, ganhe quem ganhar, o prémio que quiser, que este, não é um bom filme, é um filme especial, daqueles que só vemos de vez em quando, e ás vezes ser especial é quase melhor que ser bom!


Como sabem, não gosto de abrir muito em relação à história dos filmes, para não estragar a surpresa, mas, resumindo muito, esta é a história de um miúdo indiano, muito pobre e sem formação, que está como concorrente do também cá famoso programa "Quem quer ser milionário", mas este na Índia, e se encontra a 1 pergunta do final, a 1 pergunta de ser milionário. Nessa altura, é levado pela polícia e espancado, com o objectivo de descobrir como poderia aquele jovem ´inculto`, saber as respostas certas; teria mentido, teria um cúmplice ou seria destino. Limitando-se a dizer que simplesmente sabia as respostas e em busca de uma explicação para isso, entramos com ele numa viagem alucinante, sobre a história da sua vida, a forma como cresceu na antiga Bombaim, agora Mumbai. Apartir desse momento, é nos apresentada uma imagem brutal sobre a realidade nos bairros de lata indianos, numa luta pela sobrevivência, numa luta pelos valores e pela vida.


Estamos aqui, frente a frente, com um filme de Danny Boyle, o realizador do famoso "Transpoting". Apresenta-se neste filme de forma irrepreensível, com um orçamento controlado a expandir toda a sua criatividade, mostrando que a Arte é isto mesmo, dizer tudo às vezes com tão pouco! Brilhante!

O actor principal, Dev Patel, que interpreta o papel de Jamal Malik, um estreante, com personalidade e carisma, que confessou à entrada dos Globos de ouro, que há uma ano atrás nunca pensou que naquele dia estaria ali. Este brilhante filme é rasgado enquanto se desenrola a acção, por uma banda sonora fantástica de tal forma condizente que, imploro para que esta seja editada, para ouvir nonstop. Uma mistura do som tradicional indiano com um som actual industrial e romântico. Faz-nos lembrar os famoso filmes indianos, é um encontro entre Hollywood e Bollywood. Se os dois fossem perfeitos.


Num cenário totalmente indiano, traçado pelas cores quentes do local, pelo movimento, pela religião, pela pobreza, toda ela, realizado de forma frenética, por vezes alucinante, empurra-nos e retrai-nos, leva-nos ao riso, leva-nos ás lágrimas. Passa-se de facto na Índia, e por ter momentos num bairro de lata, reporta-nos inevitavelmente para o também magnífico "Cidade de Deus" e para as suas favelas, as do Brasil. Passa-se de facto na Índia, mas é transversal a um país, a uma sociedade, a uma religião, a um Mundo.


Slumdog Millionaire não é um filme triste, é acima de tudo um filme de esperança, um filme que nos leva a acreditar, que podemos por mero destino, saber aquele pouco que um dia nos vai servir de muito e que o nosso destino no fim pode ser sempre o Amor!





2 comentários:

Deixe-nos o seu comentário, sugestão ou simplesmente deixe-nos o que quiser! Mas não se esqueça, sempre em espírito zen!