sábado, 24 de janeiro de 2009

Milk - CINEMA...e não só!



Muito se fala sobre a proximidade do cinema à realidade e da realidade ao cinema, e ás vezes gostaríamos que não fosse só o cinema a repetir, a relembrar o que se passou na realidade, mas sim, que a história se repetisse a si própria, e que não se esquecesse de si.

Ainda não falei neste blog, sobre a grande vitória de Obama nas eleições Norte-Americanas e no fundo do Mundo, ficam portanto desde já os nossos parabéns! E perguntam vocês porque razão fui buscar Obama para uma crítica sobre cinema?! A resposta é por demais evidente, vamos fazer aqui conovosco um exercício político e mais que tudo social, penso que será este o melhor elogio e contributo que podemos fazer depois de ver este brilhante filme!

Falamos de Milk, o último filme de Gus Van Sant e podemos dizer também de Sean Pen. Este filme fala sobre a ascensão de um homossexual assumido a um cargo no governo do estado Norte-Americano da California. A luta incessante pela igualdade de direitos, conseguindo algumas conquistas de relevo para esta comunidade, obrigando a sociedade da época a aceitara sua posição e a juntar-se também a eles.

Uma história verídica, em que Sean Pen desempenha um papel de Harvey Milk de uma forma absolutamente brilhante, nunca se desviando da personagem, imparável e mostrando aquilo que todos já estamos habituados, mas conseguindo mesmo assim surpreender-nos sempre com papeis novos e vencendo sempre esses desafios. Este é na minha opinião o papel do ano e certamente também um dos melhores filmes do ano! Mesmo que nesta categoria existam fortes candidatos ao Óscar, este é claramente a melhor representação masculina do ano.

A pesquisa á volta do guarda roupa e cenários, é bastante boa conseguindo com isso imprimir toda a veracidade necessária para nos levar ao que consideraro ser um dos aspectos mais importantes do filme, o ambiente vivido naquele momento social e político.

Para quem viu Brockback Moutain e ficou de certa forma desconfortável com as imagens homossexuais presentes no filme, mas que, e porque é inteligente, as aceitou e ficou com pena de uma sociedade que não permite o amor vivido por aqueles dois homens, tem agora uma segunda oportunidade, de poder sentir que para além da diferença e do desconforto que causa ver algumas imagens, provocado pela educação deficiente, perceber que todos tem direito à sua vida e à sua privacidade.

Voltando a Barack Obama, o que vos digo é que fiquei, como todos, feliz por vê-lo ascender à presidência, não que conte que vá salvar o Mundo de graves problemas económicos, não, porque isso tenho a certeza que nem ele nem outro o fariam, pelo menos, nem em um, nem em provavelmente 2 mandatos o conseguiriam fazer! Ele tem pelo menos a desculpa de que se não conseguir salvar o mundo, também não foi ele que o estragou! Mas, o aspecto essencial que podemos tirar desta eleição é incontornávelmente o facto de ter sido eleito o 1º negro, preto, mulato, café com leite (o que quiserem, bolas!!!), para Presidente dos EUA. E o Mundo ficou-se a sentir subitamente fantástico e orgulhoso de si mesmo, e eu também! O exercício que vos proponho é que imaginem agora o mesmo em Portugal e no resto do mundo, e vocês respondem que isso é canja, o mundo está plenamente preparado, CERTO..., imaginem agora se fosse assumidamente homossexual, se em vez da família bonita conforme os standards, um homem, uma mulher e duas filhas lindas eram dois homens, abraçados aos beijos comemorando a vitória...

Pois é, parece que temos todos ainda muito que evoluir!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Slumdog Millionaire, o meu filme do ano!

É este! É este o filme do ano! Não tenham qualquer dúvida em relação a isto! Para mim o filme do ano é Slumdog Millionaire! Estou completamente extasiada não encontro palavras para definir o que vi, não me restam quaisquer dúvidas, é este o filme do ano!

Esta tem sido uma época claramente difícil, os filmes vão surgindo uns a seguir aos outros, e a cada um que vou vendo fico mais confusa, acho mesmo que há alguns anos que não via tantos filmes tão bons em tão pouco tempo, e todos do mesmo ano. para provar isto mostro-vos a confusão generalizada para se chegar á conclusão dos prémios a atribuir para, por exemplo, melhor actor masculino, uns preferem este, outros aquele, mas o que ninguém pode dizer é que nenhum merecia, ou melhor, que se qualquer um deles fosse premiado, não seria um justo vencedor, porque seria! O mesmo se tem passado em outras categorias e em quase todos os prémios de cinema mais conceituados que até agora foram entregues, os Bafta, os Globos de ouro, etc. Isto para dizer, que poderiam haver dúvidas mas depois deste filme, se não todas, algumas se deveriam dissipar.


Depois de ver alguns filmes e depois de pensar que já teria encontrado o filme do ano, mas sem certezas, agora sei sem qualquer dúvida, ganhe quem ganhar, o prémio que quiser, que este, não é um bom filme, é um filme especial, daqueles que só vemos de vez em quando, e ás vezes ser especial é quase melhor que ser bom!


Como sabem, não gosto de abrir muito em relação à história dos filmes, para não estragar a surpresa, mas, resumindo muito, esta é a história de um miúdo indiano, muito pobre e sem formação, que está como concorrente do também cá famoso programa "Quem quer ser milionário", mas este na Índia, e se encontra a 1 pergunta do final, a 1 pergunta de ser milionário. Nessa altura, é levado pela polícia e espancado, com o objectivo de descobrir como poderia aquele jovem ´inculto`, saber as respostas certas; teria mentido, teria um cúmplice ou seria destino. Limitando-se a dizer que simplesmente sabia as respostas e em busca de uma explicação para isso, entramos com ele numa viagem alucinante, sobre a história da sua vida, a forma como cresceu na antiga Bombaim, agora Mumbai. Apartir desse momento, é nos apresentada uma imagem brutal sobre a realidade nos bairros de lata indianos, numa luta pela sobrevivência, numa luta pelos valores e pela vida.


Estamos aqui, frente a frente, com um filme de Danny Boyle, o realizador do famoso "Transpoting". Apresenta-se neste filme de forma irrepreensível, com um orçamento controlado a expandir toda a sua criatividade, mostrando que a Arte é isto mesmo, dizer tudo às vezes com tão pouco! Brilhante!

O actor principal, Dev Patel, que interpreta o papel de Jamal Malik, um estreante, com personalidade e carisma, que confessou à entrada dos Globos de ouro, que há uma ano atrás nunca pensou que naquele dia estaria ali. Este brilhante filme é rasgado enquanto se desenrola a acção, por uma banda sonora fantástica de tal forma condizente que, imploro para que esta seja editada, para ouvir nonstop. Uma mistura do som tradicional indiano com um som actual industrial e romântico. Faz-nos lembrar os famoso filmes indianos, é um encontro entre Hollywood e Bollywood. Se os dois fossem perfeitos.


Num cenário totalmente indiano, traçado pelas cores quentes do local, pelo movimento, pela religião, pela pobreza, toda ela, realizado de forma frenética, por vezes alucinante, empurra-nos e retrai-nos, leva-nos ao riso, leva-nos ás lágrimas. Passa-se de facto na Índia, e por ter momentos num bairro de lata, reporta-nos inevitavelmente para o também magnífico "Cidade de Deus" e para as suas favelas, as do Brasil. Passa-se de facto na Índia, mas é transversal a um país, a uma sociedade, a uma religião, a um Mundo.


Slumdog Millionaire não é um filme triste, é acima de tudo um filme de esperança, um filme que nos leva a acreditar, que podemos por mero destino, saber aquele pouco que um dia nos vai servir de muito e que o nosso destino no fim pode ser sempre o Amor!





Resposta a um visitante!




Pedimos desculpa, mas esta mensagem vai direitinha para um visitante deste blog, que há mais de uma semana atrás nos fez uma pergunta sobre o boneco Bruno Aleixo e como resolvi deixar aqui umas imagens para ele, resolvi também responder-lhe com um post sobre o assunto que penso irá interessar a todos.
O Bruno Aleixo é, como já disse numa mensagem publicada à algum tempo atrás, um personagem que tem neste momento o seu programa na Sic radical e que eu achei (e acho) tão curioso e principalmente cómico, tanto em termos de texto, como pelo simples facto de ao vê-lo dar-me imediatamente vontade de rir. (se quiserem saber mais leiam a minha outra mensagem sobre o assunto ou vejam na barra de vídeo ao lado).
Este boneco, quando apareceu, tinha a cara de um personagem que George Lucas criou e que entrou no Star Wars, mas que por essa mesmíssima razão teve de ser alterada a sua cara para evitar problemas legais.
A pergunta que nos foi feita e que vimos agora responder com algum atraso (facto para o qual pedimos desculpa), foi para saber, de que filme teria vindo este boneco e como apenas nos lembrávamos de o ver no Star Wars e de o facto destes seres se chamarem EWOKS, fizemos então uma pequena pesquisa em que descobrimos o seguinte:

- em 1983 aparecem pela 1ª vez em Star Wars Episode VI: Return of the Jedi;
- mais tarde, reaparecem numa série para televisão, Caravan of Courage: An Ewok Adventure;
- depois também numa série de televisão, Ewoks: The Battle for Endor.
(pode clicar nos links para saber mais algumas coisas sobre cada um deles)

Juntámos as fotos que encontrámos deste filme e séries e com as quais ficamos com a sensação de que se trata do Bruno Aleixo. Agora o Bruno tem outra cara, a de um cãozinho, mas o ar sarcástico que tanto o caracterizava continua lá!
Esperamos ter sido esclarecedores, agradecendo desde já a sua visita e esperando que continue connosco!



domingo, 11 de janeiro de 2009

Globos de Ouro - NOMEAÇÕES (cinema)

É Hoje! Hoje á noite vamos ter a oportunidade de ficar a saber quem vai levar para casa os Globos mais desejados do Cinema e Televisão. Como a cerimónia vai certamente ficar para tarde e devido à diferença horária, só amanhã é que os Portugueses ficarão a saber os resultados. No entanto, para aqueles que como nós não perdem a sensação de ver em directo, podem acompanhar nos canais por cabo, E! Enterteiment e provavelmente NBC.

Entretanto ficamos anciosos que os Globos sejam bem entregues, pelo menos, no que respeita às categorias de cinema, porque são essas as que, a nós particularmente, mais interessam. A lamentar, ficam apenas algumas ausências neste lista, como é o caso de Clint Eastwood, na categoria de melhor actor em Drama, esperamos que os Óscares sejam mais justos, mesmo tendo em conta que estamos frente a um ano em que nesta específica categoria existem claramente mais nomeados de qualidade, merecedores de pelo menos uma nomeação, do que lugares disponíveis.

Desejamos um bom espétáculo para todos, boas apostas e acima de tudo, bons filmes!


Aqui vão as nossas apostas:

ELA * ELE *

Melhor filme- Drama


- Estranho caso de Benjamim Botton *

- Frost/Nixon

- The Reader

- Revolutionary Road *

- Slumdog Millionaire


Melhor Actriz - Drama

- Anne Hathaway - Rachel Getting Married


- Angelina Jolie - Changeling (A Troca) *

- Meryl Streep - Dúvida

- Kristin Scott Thomas - I've Loved You So Long

- Kate Winslet - Revolutionary Road *


Melhor Actor - Drama

- Leonardo Di Caprio - Revolutionary Road


- Frank Langella - Frost/Nixon

- Sean Penn - Milk *

- Brad Pitt - O Estranho Caso de Benjamin Button

- Mickey Rourke - The Wrestler *


Melhor Musical ou Comédia

- Burn After Reading (Destruir Depois de Ler) *


- Happy-Go-Lucky

- In Bruges

- Mamma Mia! *

- Vicky Cristina Barcelona


Melhor Actriz de Comédia ou Musical

- Rebecca Hall - Vicky Cristina Barcelona


- Sally Hawkins - Happy-Go-Lucky

- Frances McDormand - Burn After Reading (Destruir Depois de Ler)

- Meryl Streep - Mamma Mia! * *

- Emma Thompson - Last Chance Harvey


Melhor Actor de Comédia ou Musical

- Javier Bardem - Vicky Cristina Barcelona
*


- Colin Farrell - In Bruges

- James Franco - Pinneapple Express

- Brendan Gleeson - In Bruges

- Dustin Hoffman - Last Chance Harvey *


Melhor filme de Animação

- Bolt


- Panda do Kung Fu *

- WALL-E *


Melhor filme estrangeiro

- The Baader Meinhof Complex (Alemanha)


- Everlasting moments (Suécia/Dinamarca)

- Gomorra (Itália) * *

- I've Loved You So Long (França)

- Waltz with Bashir (Israel)


Melhor Actriz Secundária

- Amy Adams - Dúvida


- Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona *

- Viola Davis - Dúvida

- Marisa Tomei - The Wrestler *

- Kate Winslet - The reader


Melhor Actor Secundário

- Tom Cruise - Tropic Thunder


- Robert Downew Jr. - Tropic Thunder

- Ralph Fiennes - A Duquesa

- Philip Seymour Hoffman - Dúvida

- Heath Ledger - O Cavaleiro das Trevas * *


Melhor Realizador

- Danny Boyle - Slumdog Millionaire


- Stephen Daldry - The Reader

- David Fincher - O Estranho Caso de Benjamin Button * *

- Ron Howard - Frost/Nixon

- Sam Mendes - Revolutionary Road


Melhor Argumento

- Simon Beaufoy - Slumdog Millionaire


- David Hare - The Reader

- Peter Morgan - Frost/Nixon

- Eric Roth - O Estranho Caso de Benjamin Button * *

- John Patrick Shanley - Doubt


Melhor canção

- Down to Earth (Wall-E)


- Gran Torino (Gran Torino) *

- I Thought I Lost You (Bolt)

- Once In A Lifetime (Cadillac Records)

- The Wrestler (The Wrestler) *


Melhor banda sonora original

- Alexandre Desplat (O Estranho Caso de Benjamin Button)


- Clint Eastwood (A Troca) * *

- James Newton Howard (Defiance)

- AR Rahman (Slumdog Millionaire)

- Hans Zimmer (Frost/Nixon)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Body of lies / O corpo da mentira - CINEMA

O tema deste filme não podia ser mais actual, é só ligar a televisão para ver alguma da realidade em que se baseia esta ficção. Posso mesmo dizer que o filme ajuda a compreender alguns aspectos do que se passa neste momento no Médio Oriente.

Roger Ferris (Leo di Caprio) é um operacional de campo da CIA, que é contratado para descobrir o paradeiro de um terrorista, na Jordânia, tendo para tal a ajuda de um veterano do CIA, Ed Hoffman (Russel Crowe). Ferris tenta infiltrar-se, e para isso, necessita da ajuda do chefe de informações na Jordânia.

Num jogo de partilha, ou não, de informações altamente secretas e de fidelidade, entra-se numa teia de conspirações, envolta numa rede de alta tecnologia, de violência e terror, onde muitas vezes não se sabe quem é o verdadeiro terrorista.


Conseguimos, neste filme, ter uma noção, na prespectiva dos terroristas, de como pode ser visto um atentado, onde morrem por vezes milhares de pessoas, numa sede de poder, disfarçada de guerra religiosa.

A procura de vingança e de poder não tem limites e parte dela só terá fim quando, como diz o personagem de Di Caprio, não houver mais petróleo.


A realização a cabo de Ridley Scott, que já nos mostrou como é ser um expert nestes cenários de acção e guerra, muitíssimo bem filmado, levando o filme, a um realismo impressionante!


A destacar a representação de um Leonardo Di Caprio estonteante, a mostrar (como já disse anteriormente) que os tempos de herói romântico já lá vão, e que depois da não nomeação (imperdoável) para os Óscares em Titanic, da nomeação, mas falta de vitória em "O Aviador", e agora, a quase certa nomeção em "Revolutionary Road", já é tempo da academia se lembrar dele! Por último, Russel Crowe, extremamente bem caracterizado e num papel como também já nos habituou, brilhante!


Não podemos dizer, no entanto, que é um filme extraordinário, porque mesmo sendo um thriller de espionagem, tem uma história paralela de romance, que serve de desculpa para o desenrolar da trama, na minha opinião, muito mal pensado e metido ali a saca-rolhas.


No entanto, é um filme que nos agarra de princípio ao fim, com muita acção (mas da boa), efeitos visuais à altura e sonoros também. É portanto uma boa sugestão de tarde bem passada no cinema!



O Circo dos Animais

há algum tempo que ando para escrever esta mensagem, e esperei chegar mais uma vez esta época de Natal e de festas para que com ela também chegasse a época do CIRCO!

Quero começar por dizer que ADORO O CIRCO! Digo-o alto para que não se façam aqui quaisquer tipo de confusões, para que se entenda, antes de mais, que sou amante desta arte e que pertence ao meu imaginário de infância, porque quando era miúda ia sempre com a minha mãe e irmã e já na altura adoráva!

Não sou nenhuma fundamentalista e costumo mesmo dizer que o meu único fundamentalismo é ser anti-fundamentalista, e isto, para vos dizer que mesmo tendo cada um de nós o seu lugar reservado nesta roda da vida e nesta pirâmide alimentar, nesta lista de precedências que a natureza criou para nós, os Animais têm de ser respeitados! Não me parece, de todo, que o circo seja o lugar deles e de todas as vezes que penso em ir ao circo, mudo de ideias, porque não consigo ver tamanha falta de respeito, tamanha falta, não de humanidade, mas de "animalidade", já que estes fazem conjunto connosco neste mundo de animais.

Parece-me que pertencemos a um século bastante longínquo onde pessoas e animais faziam brilharete como aberrações num qualquer circo da cidade, para simples divertimento de todos. Leva-me a lembrar o Coliseu Romano que visitei à tão pouco tempo, onde humanos eram derrotados por animais, perdendo a vida na arena, por simples entretenimento, não esquecendo que este foi construído no ano 80 d.c., há portanto quase 2000 anos. Que vergonha!

Não conseguimos evoluir mais do que isto! Que vergonha!
Não penso que os animais gostem, ou sejam felizes (mesmo que dentro do seu conceito instintivo), destes ambientes de aplausos, luzes, chicoteados, a fazerem acrobacias, chicoteados, a dançarem imitando humanos, chicoteados, sem liberdade, sem família, sem terra, vivendo em cubículos, chicoteados, sem caçarem, sem correrem, sem serem felizes e sendo sempre chicoteados!

O circo é magnífico, tem palhaços, tem malabaristas, tem contorcionistas, tem gente que voa como pássaros mas que pôde escolher ali estar e que escolheram fazer daquilo a sua fantástica profissão! Não precisam dos animais!!! Eles são bonitos assim como são no seu ambiente natural, alguns são cada vez mais raros, dignos de serem vistos e preservados, e isso já é suficientemente admirável!

Sonho com um circo sem animais, onde se possa ir sem quaisquer constrangimentos e poder visitar os animais no Zoo, onde podem ser tratados e preservados e acima de tudo na sua terra, não me importando para isso, de os ver só na televisão.

Agora, em tom de conselho, deixo-vos a sugestão de levarem os vossos filhos ao Teatro para ver a peça: "Perguntem aos vossos gatos e aos vossos cães". O Teatro infantil do chiado leva esta peça a cena no Auditório Carlos Paredes em Benfica e acho que é uma boa alternativa, para os vossos filhos experimentarem a sensação de como seria viver num mundo em que fossemos nós humanos os domesticados. Uma troca de posições que vai ensinar os pequenos reflectir e aos grandes também!

(A foto em cima foi tirada na minha última visita ao circo, com um nome que prefiro não divulgar, por serem todos com animais, não queria despriveligiar ninguém, mas que, como vêem na foto exibia tigres brancos, que são como sabem neste momento animais em vias de extinção.)



quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Changeling / A Troca - CINEMA

Numa tarde de frio, depois do Natal e Passagem de ano, é bom dar um saltinho ao cinema para a ver uma das novas estreias: Changeling.
Como já vos disse numa das minhas mensagens anteriores sobre cinema, sou uma grande fã de Clint Eastwood e aqui temos mais uma oportunidade de experimentar o seu génio cinematográfico fantástico, sendo este filme, argumento e realização de sua autoria.


O autor reporta-nos ao ambiente que se vivia nos anos 20, com uma LAPD corrupta e pronta a fazer de tudo para manter a sua imagem intacta, quando, Christine Collins (Angelina Jolie), uma mãe que vê o seu único filho, Walter collins, desaparecer sem deixar qualquer rasto, iniciando assim uma luta com esta polícia na procura da verdade sobre o paradeiro do seu filho, tendo apenas como ajuda o Reverendo revolucionário Gustav Briegleb (John Malcovich).


Prevê-se que este seja também um dos fortes candidatos aos Óscares de 2009, tendo já arrecadado 2 nomeações para os Globos de Ouro, nas categorias de melhor argumento e melhor actriz em drama.


O que posso dizer, é que o ambiente do filme tem sem dúvida o cunho de Eastwood, mas principalmente o argumento muito interessante, que nos leva a reflectir sobre o poder da polícia nesta época e inevitavelmente o papel da mulher numa sociedade desigual. A representação de Angelina Jolie, surpreendeu-me, não posso dizer que esta seja uma das minhas actrizes preferidas, mas algumas das suas últimas escolhas de filmes têm, sugerido a vontade de querer ser mais do que uma "Lara Croft", tendo demonstrado neste filme segurança e uma representação que imprimiu o dramatismo e poder de personalidade a esta personagem, está portanto de parabéns, mas não digo para já que seja ela a vencedora, a ver vamos!

Não saindo ainda do universo das representações, deixo uma referência para o personagem representado por John Malcovich, que confesso, (se calhar para surpresa de muitos e talvez alguma revolta) não admiro muito, mas que aqui vai suficiente bem, neste personagem forte, não sendo, para mim, fantástico.


Vale portanto bem a pena ver, mais que não seja por ser mais um filme da autoria de Eastwood e Jolie a representar muitíssimo bem!