quinta-feira, 23 de abril de 2009

Filmes! Filmes do Brasil: Linha de passe e Última parada 174




Resolvi começar esta nova mensagem com algo inédito para este blog, uma crítica a dois filmes ao mesmo tempo, e isto não porque nenhum dos filmes merecesse uma mensagem só para si, mas porque atravessamos uma época em que estreia mais do que um filme brasileiro na mesma altura.

Posso começar por dizer que na minha opinião, entre estes dois filmes existe um bom e um menos bom. Dentro da temática a que já nos têm habituado os filmes brasileiros depois do tão bem sucedido e fantástico "Cidade de Deus", aquele ambiente e realização realista que trás á tona a realidade incontornável da pobreza, degradação humana, drogas, etc, que se vive no Brasil, estes dois filmes circulam também em volta destes temas variando apenas alguns dos intervenientes e histórias principais, não podendo por isso culpabilizá-los ou sequer olhar para esse factor como algo menos bom, devido à imensa matéria prima que infelizmente têm.

O que podemos verificar é que no que toca ao filme "Linha de passe", realizado pelo já famoso realizador Walter Salles , é precisamente a realização o quase único factor realmente bom, porque no que toca ao restante, a única novidade é o elemento futebol, em que nos é apresentada como uma das únicas salvações para uma vida, naquele país onde essa palavra já não tem o mesmo significado.
Uma história que não tem muito mais para dizer, correndo o risco de termos que dizer, que este filme é só um pouco mais do mesmo, não sendo no entanto obviamente um filme mau.

Quanto a "Última parada 174", tenho de forçosamente dizer o oposto do primeiro. Ao contrário do que pude suspeitar, e isto, porque já existia um documentário que faláva deste fatídico caso real, e que é excelente, tive também eu receio que o filme não fosse de tanta qualidade e que caísse no sensacionalismo que por vezes o cinema quer vender.

Este é um filme muitíssimo bem construído que conta a história de Sandro, o rapaz que desviou um autocarro fazendo reféns uma série de pessoas, tendo estas imagens reais corrido mundo. Sandro que mais do que um personagem, foi de facto uma pessoa bem real, com uma vida para além da nossa realidade, daquela que julgamos possível. Sandro aqui e na sua vida, é quase só um exemplo de como se pode criar um menino de rua, um assaltante, um viciádo em cola, cocaína, etc.

"Última parada 174", foi bastante criticado pela opinião pública brasileira, porque acusavam o autor do filme de uma tentativa de inocentar Sandro, mostrando como cresceu, como também ele fazia parte do grupo de miúdos de rua que foram mortos na Candelária, por serem tratados como lixo, mostra a sua vida antes daquele fatídico dia em que também ele perdeu a vida ás mãos da polícia brasileira dos agora famosos BOP. Penso que a ideia do autor é totalmente eficaz. Pretende levar-nos a conhecer os dois lados da culpa. Leva-nos a reflectir.

Depois de ver estes dois filmes, percebemos claramente que em comum têm vidas difíceis quando tudo os cerca a única saída pode ser o futebol, a religião e se nada disto resultar, o crime!

domingo, 19 de abril de 2009


Olá! Há já algum tempo que não escrevia aqui no nosso blog, e desde essa altura muita coisa se passou e como sabem a vida não pára e por vezes não deixa tempo para muito! Entre viagens, filmes, exposições e uma quantidade de coisas de que poderia ser interessante falar, e como é impossível falar de tudo vamos tentar falar pelo menos sobre aquelas coisas que mais nos têm perguntado, a viagem ao Egipto, cinema (que sei que seguem o nosso blog para saber o que ver a seguir) vou-me esforçar por vos dar umas boas dicas de filmes, e finalmente responder a algo que por vezes me perguntam, os temas de fundo do blog e que volta e meia altero, e que como sabem são feitos por mim com fotos tiradas tb minhas.

Os próximos posts vão ser dedicados ao cinema e às minhas dicas para vocês, fica tb prometida uma viagem atravéz de algumas fotos ao Egipto e relativamente ao tema actual do blog o que vos posso dizer é que as fotos foram tirádas, nos primeiros raios de sol do ano, já há uns mesinhos no lindíssimo Jardim Botânico, agora ajudado pelo patrono Berardo e que necissita tanto das nossas visitas. quanto aos gafanhotos que estão na parte superior foram fotografádos na exposição que estáva patente no J. Botânico sobre insectos de todos os continentes (muito interessante). Adoro fadas, e depois de olhar para a forma como estávam os insectos expostos com uma asa aberta e colorida, dei-lhes uma aura brilhante, com a ideia de mostrar, que na natureza até o que aparentemente é feio , visto com outros olhos pode ser belo!

(em cima, um cartaz da exposição, "Um Mundo de insectos", lamento mas a exposição já terminou.)



Até já!